quinta-feira, 21 de julho de 2011

CASA ARRUMADA



Casa arrumada é assim: um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha? Tapete sem fio puxado? Mesa sem marca de copo? Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário,tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, pros netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias.
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela.

E reconhecer nela o seu lugar.

30 comentários:

lilly disse...

olá
fiz a retificaçao sobre a autoria do texto em meu blog.
parabens, o textoé excelente

Fátima disse...

Olá boa tarde pode ir ver a retificação ao meu blog sobre o texto, esta no proprio texto.
http://doenterenal.blogspot.com/
se me pritir vou continuar a lá colocar textos seu pois neste momento o seu texto é o mais visitado.

Luciana Paola disse...

Olá! Acabei de retificar a autoria em meu blog. Parabéns pelos seus textos!

Luciana
www.albumdalu.com.br

Mima Badan disse...

Lena,
Venho me desculpar por ter formatado um PPS com esse texto, dando a ele autoria errada.
O mesmo já foi refeito com o devido crédito.
Saiba que todos gostaram muito do texto e... minha casa é arrumada do jeitinho que você gosta.
Parabéns pelo texto, pelo blog.
Abraço,
Mima Badan

Tio Rogs disse...

Brilhante, digo, opaco!
BJS

Anônimo disse...

Este texto foi publicado por si quando?

http://mundoparalelog.blogspot.com/ disse...

Prezados amigos, este texto ao ar no Programa Mais Você em 13/12/2010. Ele está sendo atribuído ao mestre Carlos Drummond de Andrade equivocadamente na internet. Agradeço a visita!

Leti Abreu disse...

Adorei o texto; é a minha casa, ehehe e de todos nós, que temos casa real e não casinha de novela. Recebi o texto como de Drummond mas já respondi corrigindo e repassei corrigido. Vou colocar no meu blog também. E já estou seguindo o seu.
Abraço

Ines Wiltshire disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ines Wiltshire disse...

Quando li o texto, achei muito bom, mas estranhei que fosse do poeta. Resolvi pesquisar e achei você num comentário de blog pedindo a retificação. Na pesquisa encontrei outros textos que são atribuidos a autores que nunca os escreveram circulando pela rede.
Você esta em boa companhia...
Parabéns pelos seus outros textos !!
artemadeiraevida.blogspot.com

casaarrumadaja@hotmail.com disse...

Prezada Lena Gino,

Descobrimos hoje seu poema. Eu e meu marido estamos criando um serviço que se chama CASA ARRUMADA JÁ, ele sabe fazer várias coisas dentro de casa e resolveu fazer disso um novo ganha pão. Ao pensarmos no nome fizemos uma conta de hotmail com este nome e na busca achamos seu poema. Parabéns, é lindo! Essa é nossa idéia de casa. Obrigada, Ana Beatriz e Nelson

garcia.sales disse...

Oi, Lena! Me emocionei com seu poema! Preciso mostrar à minha mãe, que está se sentindo culpada por não estar conseguindo manter a casa arrumada por conta de uma doença (ela está se curando :) ).

Mencione.com disse...

Adorei seus textos!!! ;)
Adri Alves

cecilia andrade disse...

Seus textos são lindos e muito inspiradores! Como arquiteta, tenho vontade de mostrar o texto da casa a todos os clientes que chegam pedidndo a escada da novela das oito. Parabéns!

Anônimo disse...

Adorei seu texto!!!!!!!!!!! Parabéns!
Obrigada à Casa de Colorir por esse link tão bem vindo!
Ana Maria Christensen.

Precisa colocar captchas mais enxergáveis! O de ouvir então! nota menos 1000! Só com muita paciência!

Lili, a mãe dos peraltas. :P disse...

Então o texto, na realidade, é seu Lena? Preciso arrumar no meu blog, mas quero saber quem é o verdadeiro autor, kkkkkkkkkk bjs.

Lili, a mãe dos peraltas. :P disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jupoesia disse...

Adorei o texto, publiquei no meu face, e fiz a correçao do autor, mas olha, acho elogio ser comparada com Drummond, e pelo visto dos outros texto, vc merece a apologia.
Parabéns, Ju.

Blog da Terezinha Sobreira de VS disse...

Olá, Lena Gino!
Lindo texto... Parabéns por acharem que tenha sido escrito por Drumond!
Muito importante sua reivindicação. Cada um tem que fazer valer seus direitos.
Vou publicar o texto no meu blog, tá?

Quel MLS disse...

Como muitos, eu me identifiquei profundamente com o texto! Esses dias, olhei em volta e me dei conta de que a minha casa não está mais tão em ordem como antes e, ao invés de enlouquecer, fiquei feliz e sentindo uma sensação de liberdade. Serei mãe pela terceira vez e, ao ler o seu texto, entendi o motivo da minha reação: minha casa tem vida! Peço permissão para publicar no meu blog (http://cuidandodeles.blogspot.com.br/), dando-lhe, é claro, o devido crédito.

Unknown disse...

Olá, Lena, sou jornalista e gostaria de entrar em contato com você. Você pode me passar um e-mail ou um telefone profissional? Obrigada e um abraço, Daniela

Arnold van Rossum disse...

Olá Lena,
Gostava de saber se tens a tradução para inglês e explico porquê. Vivo numa casa que é muito parecida com a sua, de tal forma que passei o poema para umas das paredes de maior passagem na casa, de forma a nos continuasse a inspirar, não so a nós, mas a todos aqueles que passam por casa, grande parte deles estrangeiros que sempre me pedem para traduzir. Nunca pintei uma tradução na mesma parede, pois acho que o iria alterar.
Irei retificar o autor.
Um bem haja
Arnold van Rossum

Ione Zero disse...

Boa tarde! Lena parabéns pelos seus textos, depois de ver em alguns sites o seu texto "Casa Arrumada" atribuídos ao Carlos Drummond de Andrade, fui pesquisar outras fontes, para endossar a veracidade da sua obra e para que não haja resquícios de dúvidas deixo o link: Rosangela Liberti http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3560529

Elzinha Oliveira disse...

Olá Lena!
Adorei o seu texto! Estou usando na minha dissertação de mestrado.
Sou designer de interiores e ele bate em cheio com o meu tema que é a formação estética do designer.
Gostaria de deixar meu agradecimento e meu reconhecimento pelo seu trabalho.

Hanna Opitz disse...

Olá Lena

escrevi um livro sobre os Símbolos da Casa e gostaria de saber se você me autoriza a colocar seu texto "Casa arrumada" com o devido crédito a você no texto de introdução
que estou finalizando agora.

Aguardo o seu retorno!
Grata
Hanna Opitz

Letróloga Lis disse...

Olá, Lena, eu gostaria de falar com você para uma matéria, poderia entrar em contato? contato@letrologa.com.br ou pela fanpage no Facebook mesmo, obrigada! Vou ficar esperando.

Anônimo disse...

Mas é um luxo, ter um texto que confundem a autoria com Drummond!

orquideacattleya disse...

lindo esse texto de casa arrumada Lena Gino merece todos os creditos

Jose Eduardo Andrade disse...

Qual livro encontro este texto para comprar

Devanir Nunes disse...

Tem gente que escreve uns bons textos, mas por insegurança, os atribui a alguém famoso. Mas pegar um texto de terceiros e atribuir a quartos, aí já é sacanagem.
Parabéns pelo blog.